A informática ainda pode ser considerada um instrumento novo para a maioria dos brasileiros, e também para os professores. Inúmeros são os nossos colegas que ainda temem ligar o computador, e que dirá mexer em seu teclado ou mouse, com receio de “fazer algo errado”, sem saber que a conseqüência da maioria dos erros é uma simples perda de dados recentes digitados, nada comparado a uma explosão, choque ou algo do gênero.
Concordo com Almeida e Junior (2000, p.74), citados no texto “Fundamentos da Informática na Educação: Alguns aspectos”, quando dizem acreditar que “precisaremos de mais uma ou duas gerações para atingir um estágio satisfatório para que o novo modelo de educação baseado no uso de computadores alcance , simultaneamente, a maioria dos estudantes de uma sala inteira.”
A educação escolar terá que se abrir às novas tecnologias, mas não apenas montando salas de informática que quase não são usadas, ou colocando aulas de informática que só ensinando o instrumental básico para o aprendiz operar a máquina. A denominação Informática Educativa deve abranger a formação de um indivíduo que utilize os recursos materiais e imaterias que um computador pode oferecer, ou seja, saber digitar um texto, por exemplo, mas saber como fazer a sua opinião ali expressa alcançar as demais pessoas; formar uma rede de amigos que possam ajudá-lo a salvar as pessoas que necessitem de um medicamento no lado extremo do mundo inverso de onde ele se encontrar; conseguir extrair informações precisas sobre determinado assunto mde seu interesse ou necessidade.
Enfim, mesmo com um pouco de experiência em relação ao uso do computador e de seus recursos, ainda tenho dificuldades de ir além destas sugestões. Por isso o principal, neste momento de absorção desta nova tecnologia pela educação, traduza-se aqui pelas escolas, enquanto estrutura, e professores, enquanto usuários e divulgadores, é manter o diáologo e a difusão de todas as idéias que surjam referentes a este novo universo de conhecimento.
Rita de Cássia Almeida Silva
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário